2007-12-30

Cadernos da BAD dedicado aos Novos espaços na web

De uma ferramenta para publicação de conteúdos na web, para não especialistas, os blogs são hoje redes interligadas de micro-conteúdos que permitem disseminar, desenvolver, valorizar e integrar recursos. O próximo número dos Cadernos da BAD é dedicado a estes Novos espaços na web – os blogs na área da documentação e informação.

Em 2004, a BAD incluía no seu plano anual a primeira acção de formação sobre Weblogs - conhecer e utilizar a ferramenta no contexto das bibliotecas. Decorridos três anos, Os blogues no domínio da Ciência da Informação foram o tema de um painel no 9º Congresso da BAD. O testemunho do desenvolvimento e dos caminhos desde então percorridos está abundantemente registado em blogs, fóruns de discussão, grupos de interesse, albuns de fotografias, slides e videos.

Dando conta da banalização das ferramentas de publicação de conteúdos em linha, contribuindo para a proliferação de conteúdos e alterando os nossos comportamentos de informação e de comunicação, os contributos dos autores convidam-nos a (re)pensar o lugar da Biblioteca, face a estes novos espaços com contornos ainda pouco definidos, bem como o papel que os blogs podem desempenhar nos serviços internos e externos das organizações: da promoção de eventos e serviços a novos canais de comunicação com os utilizadores. São discutidos casos de blogs em bibliotecas que permitem valorizar recursos, disseminar eventos e valorizar colecções, envolvendo a comunidade e dando-lhe espaço para se expressar, sublinhando-se a necessidade de novas atitudes e comportamentos por parte dos profissionais envolvidos.

Os blogs, assinala-se, continuam em crescimento exponencial, ao sabor da necessidade de partilha de experiências e conhecimentos, criando um terreno fértil à problematização da(s) própria(s) ciência(s) da informação. Decorrida uma década sobre o baptismo dos weblogs, vivemos ainda uma fase precoce da sua discussão, o que se reflete na preocupação transversal aos trabalhos apresentados, em esclarecer a natureza e o âmbito dos blogs.

Autores convidados para este número:
  • Adalberto Barreto - Blogues e bibliotecas: informação, comunicação e nonsense à velocidade da luz
  • Catuxa Seoane García - Blogs, los nuevos Colegios Invisibles (Espacios de creación, diálogo y aprendizaje)
  • Luísa Alvim - Blogues e Bibliotecas: construir redes na Web 2.0
  • Bruno Duarte Eiras - Blogs: mais que uma tecnologia, uma atitude
  • Paulo Sousa et al - A Blogosfera: perspectivas e desafios no campo da Ciência da Informação
Que este número possa contrinuir para alargar o espaço de todos os actores envolvidos, pois só criando, partilhando e integrando a pluralidade e a diversidade de práticas e saberes se assegura o desenvolvimento de uma rede que se quer de acesso global.