2006-06-24

Bibliotecas em Blog

Este blog, onde participam vários autores, trás para a discussão diversos olhares, realidades e eventos sobre as bibliotecas:
"(...)foi criado pelos alunos da 6ª edição (2005-2007) do curso de Pós-Graduação em Ciências da Informação e da Documentação da Universidade Católica de Braga, com o objectivo de partilhar textos da nossa autoria, notícias e todo o tipo de informação relacionada com bibliotecas."

Mais um nó nesta rede plural que vem reforçar o interesse da participação de todos:
"É um espaço aberto à participação de todos os alunos e professores do curso, bem como a amigos, colegas e profissionais do sector que possam enriquecer, cada vez mais, os nossos conhecimentos sobre este tema de que tanto gostamos."

2006-06-11

Software aberto para bibliotecas

Implementação de sistemas que permitam o acesso à informação, com recurso a soluções de software aberto (referidos por FLOSS - Free Libre Open Source Software). No âmbito das bibliotecas, os mais conhecidos passam pelo dSpace, Koha, Greenstone, ou MyLibrary (ver entrada sobre utilização de software aberto em bibliotecas, com uma selecção de artigos e recursos disponíveis).
A oss4l (open source systems for libraries), tem como missão:
"build better and free systems for use in libraries. Toward this end, we maintain a listing of free software and systems designed for libraries (the physical, books-on-shelves kind), and we track news about project updates or related issues of interest."
Mantêm uma listagem de software e sistemas livres desenhados para bibliotecas. Monitorizam novos projectos, artigos relacionados, protocolos e formatos normalizados (Z39.50, MARC, Dublin Core, RDF, etc.) e linguagens de desenvolvimento (Java, Perl, PHP, etc).


; ;

2006-06-10

biblioteca viva

A Luísa Alvim, dá voz (e vida) a uma biblioteca, "Escreve sobre as bibliotecas que estão vivas. Reflexões, notícias e histórias. Escreve sobre a vida das bibliotecas e de outras vidas."