2005-12-28

Agregando fragmentos sobre informação

Sobre uma das possibilidades que os blogs oferecem, a agregação, vejam o que a INCITE (Associação Portuguesa para a Gestão da Informação) já disponibiliza na sua página, na secção «Blogs e Diários» na coluna esquerda.

Mais uma iniciativa a juntar a uma outra de que já tinha falado, noutro espaço, onde os fragmentos de diversos olhares sobre a informação, começam a ser agregados para dar um sentido de comunidade. A nossa comunidade de informação :-)


Tags: ; ; ; ; ;

2005-12-21

Primeira biblioteca portuguesa com um blog oficial e indexado na sua página?

Numa «visita digital» à Biblioteca Pública de Évora, vejo que já existe uma ligação para o blog "Intensidade". Do que conheço, e em termos oficiais, inserido numa estratégia da própria biblioteca, este será o primeiro blog de uma biblioteca em Portugal. Conhecem outros?

Nessa minha visita, encontrei também uma obra, que não deverá passar despercebida dada a sua qualidade, Tesouros da Biblioteca Pública de Évora (2005):
"A obra inicia-se com um texto que dá a conhecer a riqueza dos manuscritos medievais iluminados, da autoria de Isabel Cepeda; seguem-se os incunábulos, peças de raro valor, apresentados por Maria Valentina Sul Mendes; João Ruas, para além de ter coordenado a edição, trata em grandes sínteses, do imenso acervo dos impressos quinhentistas; a cartografia antiga é apresentada por Inácio Guerreiro; o fundo musical, com as espécies mais relevantes, tem apresentação de David Cranmer; e, concluindo, Lúcia Veloso trata da colecção de periódicos e do invulgar acervo de gazetas manuscritas."