2005-09-24

Bibliotecas Digitais

Falar da importância dos weblogs, é também falar na capacidade de auto aprendizagem e de monitorização do meio envolvente, de acordo com os nossos interesses. Ao fazê-lo, estamos a documentar e a alargar o nosso horizonte, permitindo evocar e seleccionar recursos sobre os mais variados tópicos.

Tinha preparado alguns apontamentos para a sessão do workshop para ilustrar algumas das possibilidades dos blogs, para ilustrar o que nos permite a utilização desta ferramenta.

Pensemos, por exemplo, que gostaríamos de saber mais sobre «bibliotecas digitais». É possível encontrar diversos recursos, através de uma pesquisa no Google do tipo "bibliotecas digitais" (procurar ocorrências de páginas indexadas pelo Google, na internet, com a frase exacta «bibliotecas digitais». O resultado seria este (mais de 50,000 resultados).

Escrutinando os resultados poderíamos encontrar (dependendo do interesse e tempo disponível de cada um):
  • Que a utilização de XML nas Bibliotecas Digitais "É uma ferramenta extremamente poderosa no que respeita à gestão, organização e visualização de bases de dados textuais. (...) No contexto das bibliotecas digitais, a utilização desta ferramenta é, seguramente, um passo importante numa nova estruturação e organização do conhecimento e da difusão da informação." [última actualização em 2001].
  • Que foi realizado, este ano, o 1º Workshop em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais, cujos autores estão identificados na página que serviu de apoio ao evento [incluíndo as apresentações que tiveram lugar, feitas por pessoas que dedicaram mais de um ano a investigar diversas temáticas, para a obtenção do grau de mestre em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais] .
  • Que se encontram disponíveis, num weblog, os materiais de apoio de uma cadeira (bibliotecas digitais), de licenciatura (em formato pdf), da Universidade Portucalense.
  • Que existem muitas pessoas a falar sobre esta temática nos seus weblogs, entre eles, que o J.A. do blog Pura Economia, disponibiliza o link para um eBook intitulado Construindo uma biblioteca digital, de Ednei Procópio (2005).

Ao criar e actualizar um weblog vai-se contribuindo para a filtragem dos milhares de recursos que diariamente são produzidos e disponibilizados na internet. Vão-se identificando actores, vão-se alargando conhecimentos, vamos estando a par do pulsar de uma comunidade mais alargada, valorizando recursos (trabalhos, pessoas, instituições, etc.)... vamo-nos tornando parte integrante de um ecosistema em permanente crescimento. E não será este também um dos contributos das bibliotecas digitais para a sociedade da informação e do conhecimento?

2005-09-23

Workshop sobre weblogs em bibliotecas

Fui informada ontem, pela BAD, que o 2º workshop sobre weblogs em bibliotecas, previsto para 26 e 27 de Setembro, não se vai realizar.

2005-09-14

Professor e Coordenador de Biblioteca Escolar

... criou o Bibliotequices. Um blog que "apresenta pontos de vista pessoais e reflexões do autor sobre temáticas ligadas ciencias documentais, ciências da informação e bibliotecas escolares." [apresentação do Bibliotequices]. E não percam as imagens das bibliotecas na publicidade em Portugal.

O Paulo Izidoro criou também um outro blog na bloglines, o BiblioJornal, com "apontamentos sobre notícias e artigos relacionados com as ciências documentais e ciências da informação."

2005-09-01

[estudo] Weblogs de Bibliotecários em língua Inglesa

Crawford, W. (2005). Investigating the Biblioblogosphere. Cites & Insights: Crawford at Large, Vol 5 (10) / Whole Issue 66, ISSN 1534-0937, a journal of libraries, policy, technology and media.