2005-07-20

Blogging: escolha da ferramenta mais adequada ...

Uma das questões recorrentes, quando me pedem para dinamizar workshops sobre weblogs, prende-se com a escolha da ferramenta a utilizar. Tenho sempre optado pela utilização do blogger dada a sua facilidade de utilização e por não requerer instalação local nem servidor (ferramenta web).
Para uma análise mais aprofundada, sobre as várias ferramentas existentes, vale a pena ler Time to check: Are you using the right blogging tool? e dar uma vista de olhos na tabela comparativa das ferramentas mais populares existentes [via CF&A].

2005-07-09

[tools] Outras formas de agregar e disponibilizar informação

Tenho andado a testar as possibilidades que o tagCloud oferece. Para quem, tal como eu, não dispõe de muito tempo para se manter a par do que se está a passar em blogs com interesses semelhantes, pode agregar os formatos xml dos endereços (weblogs, páginas, revistas, etc.) em que está interessado e ter uma visão actualizada sobre as palavras que estão a ser mais usadas [explorar "folksonomies"].

O resultado desta experiência está aqui. Experimentem carregar numa das palavras e vão encontrar os webblogs (selecção de profissionais e investigadores ligados à informação em Portugal) que têm essa palavra, com o peso relativo da frequência dessas palavras nos textos.


Muitas outras aplicações se podem construir com relativa facilidade mas não será este o local mais adequado para falar ;)