2005-12-21

Primeira biblioteca portuguesa com um blog oficial e indexado na sua página?

Numa «visita digital» à Biblioteca Pública de Évora, vejo que já existe uma ligação para o blog "Intensidade". Do que conheço, e em termos oficiais, inserido numa estratégia da própria biblioteca, este será o primeiro blog de uma biblioteca em Portugal. Conhecem outros?

Nessa minha visita, encontrei também uma obra, que não deverá passar despercebida dada a sua qualidade, Tesouros da Biblioteca Pública de Évora (2005):
"A obra inicia-se com um texto que dá a conhecer a riqueza dos manuscritos medievais iluminados, da autoria de Isabel Cepeda; seguem-se os incunábulos, peças de raro valor, apresentados por Maria Valentina Sul Mendes; João Ruas, para além de ter coordenado a edição, trata em grandes sínteses, do imenso acervo dos impressos quinhentistas; a cartografia antiga é apresentada por Inácio Guerreiro; o fundo musical, com as espécies mais relevantes, tem apresentação de David Cranmer; e, concluindo, Lúcia Veloso trata da colecção de periódicos e do invulgar acervo de gazetas manuscritas."

5 comentários:

Julio Anjos disse...

Sei que a ESEIG (parte do IPP) tem à algum tempo mas nunca o usou. Creio que o Insituto Politécnico do Porto tambem tem mas sem uso.

Julio Anjos disse...

Corrijo-me a mim próprio: a biblioteca central do IPP tem blog e está muito vivo: http://biblioipp.blogspot.com/

Mónica André disse...

Obrigada Júlio. Parece que afinal, mesmo um blog muito pouco actualizado como este, também vai sendo «encontrado».

Mais alguém conhece outros?...

Paulo Izidoro disse...

existe um blog de uma biblioteca escolar da Escola E.B. 2,3 de Beiriz em http://biblio-beiriz-bol-0405.blogspot.com/ ... mas o último post foi de Junho 2005. Especulando... o professor responsável deve ter mudado de escola! Foi pena pois era um exemplo que apontava a outros professores

manueladlramos disse...

Olá
O blogue da Biblioteca da EB 23 de Beiriz , iniciado em Outubro 2004, esteve interrompido entre Setembro de 2005 e Março 2006 (tristes lides em
>outras frentes
;-(

A publicação do
>BiblioBeiriz
(assim se chama o blogue da BE)no Wordpress foi retomada em Outubro 2006 e mantem-se desde então ;-)

(pena os comentários não terem data de publicação)
28 de Abril de 2008