2004-12-14

Da potencialidade à prática em contexto

Não poderia encerrar este dia, sem aqui fazer um curto balanço do workshop que teve lugar ontem e hoje, na APBAD.

Em primeiro lugar, uma palavra de grande apreço à Associação (APBAD) que me lançou o desafio de vir falar sobre as possíveis aplicações dos blogs no contexto organizacional, mais concretamente, nas bibliotecas.

Uma palavra muito especial aos Bibliotecários e Profissionais ligados à Gestão da Informação, que se deslocaram de diversos cantos do país (Viseu, Alcanena, Vila Nova de Famalicão, Loures, Porto e Lisboa), porque me colocaram diversas questões muito pragmáticas e pertinentes associadas à introdução dos blogs no contexto das bibliotecas, dando-me a possibilidade de construir e repensar novas formas de abordagem de acordo com os diversos contextos em que podem ser aplicados (Bibliotecas Académicas, Bibliotecas Municipais e Bibliotecas Especializadas).

Enquanto decorria o workshop, foi criado este blog e outros de carácter experimental, que poderão vir a ter seguimento. Claro que se isso acontecer irei sentir que consegui cumprir os objectivos traçados... mas só o tempo o dirá ;-)

Irei deixar ao livre arbítrio de cada um a possibilidade de os virem a disponibilizar. No entanto, sequência da dinâmica que se estabeleceu, pensámos que este espaço poderia aqui ficar por mais algum tempo como «ponto de encontro» de quem lá esteve e de quem nos encontrou, apesar de ter sido criado ontem. Prova talvez, de que as nossas «vozes», neste meio digital, chegam de facto a quem as quer encontrar. Terá sido pelo Rato de Biblioteca?

Cá fica este mini registo, para juntar à apresentação e o convite, a quem estiver interessado na temática, para aqui deixar ficar as suas sugestões para novas iniciativas.

1 comentário:

Manuel Pinto disse...

Não foi por essa via. Já não posso reconstituir. A primeira informação vi-a no sítio da APBAD. E fiquei penalizado por não ter sido mais atempado na divulgação. Queria tê-lo feito o mais tardar até ao fim de semana passado. Seja como for, quero felicitar-vos pela iniciativa e desejar que a ideia floresça por essas bibliotecas. A experiência do RepositoriUM na Universidade do Minho (https://repositorium.sdum.uminho.pt/index.jsp)poderia ser um excelente pretexto para isso.